segunda-feira, 27 de agosto de 2007

História da Proesp


Neste domingo(26/08), gostei muito de ler sobre a nossa querida Proesp na coluna do Rogerio Verzignasse e lembrar dos vellhos tempos de minha militância na defesa do ambiente e da diversificação das espécies. Nas lutas contra a construção do aeroporto de São Paulo em Caucaia do Alto, na briga contra a construção da Av Aquidabã, que deveria cortar o Bosque dos Jequitibas ate chegar na Av. Princesa do Oeste, Na pressão contra a doação da mata no Jd. Nova Europa para a sede da rádio Central de Campinas pela Prefeitura Minicipal de Campinas e onde é hoje o Bosque dos Guarantãs(nome escolhido pela Proesp).
Lembrei tambem de dezenas de plantios de mudas que fazíamos em escolas, praças, empresas, com mudas que nós mesmos preparavamos em nossas casas e hoje quando passo nesses lugares que receberam aquelas mudas e vejo árvores com bom tamanho, me dá uma grande satisfação.
Me lembro de cada um dos fundadores citados na coluna e mais dos saudosos major Pedro Beraldo,Beto Giardini, Agenor Camargo(ja falecidos) e tambem de Antonio de Padua, João Luiz Pegoraro, Anthero Santiago e varios outros.
Tambem na doação da Mata da Santa Genebra, que a coluna publicou uma foto, eu estava lá junto de varios compaheiros entre eles o mestre de todos nos proespinos, o Dr Hermes Moreira de Souza (foto anexa). Nesse dia presenciei um espetáculo inesquecível, na clareira central, dentro da mata, durante a solenidade de doação, a Orquestra Sinfonica de Campinas nos brindou com música da melhor qualidade acompanhada de sons da floresta.
Desculpem eu me estender, mas realmente tenho saudades da época.
Caros companheiros, ainda estou à disposição da Proesp dentro do que eu puder.
Grande abraço
E saudações proespinas.

Jose Roberto A. de Araujo Teixeira
Ex presidente da Proesp

Nenhum comentário: